WallpaperMaioAmareloO mês de maio ganhou um tom amarelado em favor da ‘atenção pela vida’. O movimento internacional para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, chamado Maio Amarelo, nasceu em 2014 e é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, por meio da Comissão Especial de Assuntos e Estudos Sobre o Direito de Trânsito e Tráfego, está participando e apoiando a iniciativa. No próximo dia 24 de maio, a partir das 15h, a comissão estará presente em uma ação de conscientização junto com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), na Avenida Filomeno Gomes, 530, bairro Jacarecanga (por trás do Cemitério São João Batista).

“Precisamos conscientizar as pessoas, todos os vinculados ao trânsito, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, precisam nos envolver e cada um cumprir seu papel para contribuir com um trânsito mais seguro”, explica o presidente da Comissão, Mario Jatahy, sobre a importância da ação.

O presidente fala ainda sobre os altos números relacionados a acidentes de trânsito no Brasil e no Ceará. “Precisamos trazer à tona a discussão de trânsito no Brasil. Nós temos cerca de 44 mil mortos por ano no país, aqui no Ceará temos o Instituto José Frota (IJF), com 70% de ocupação da traumatologia por causa de acidentes de motos. Um custo social alto, que pode ser prevenido desde que as pessoas tenham consciência de como proceder e obedeçam as regras”, afirma.

Dicas de Segurança no Trânsito

– No Ceará, o movimento conta com diversos apoiadores, além da OAB-CE, a exemplo a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindibus).

– Para a Campanha de 2016 no Estado, foram estabelecidas 8 Dicas de Segurança no trânsito, são elas:

– Pedestre deve sempre ser respeitado.

– Lembre-se: somos todos pedestres. Mantenha a distância regulamentar.

– Colabore com o fluxo, dirija a faixa da direita.

– Não use o celular enquanto dirige; Respeite o limite de velocidade.

– Use o cinto de segurança; Respeite a faixa de pedestre.

– Motociclista use o capacete.