Praia acessível1Hoje o dia foi diferente para o jovem Gabriel, de seis anos. Ele teve a oportunidade de ir à praia pela primeira vez graças ao projeto ‘Praia Acessível’. O garoto tem autismo e hoje foi conhecer a Praia de Iracema com sua mãe, Paula Lourenço. “Iniciativas como essa são de extrema importância porque ajudam no desenvolvimento de jovens como ele”, disse.

Gabriel e outras crianças foram à praia graças à iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Ceará, que disponibilizou um transporte para levar as crianças de uma escola em Maracanaú para conhecer o projeto. A iniciativa contou com o apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE) e da empresa B&Q.

praia acessivel2Segundo a presidente da Comissão, Liduína Carneiro, a iniciativa é importante para possibilitar que eles possam exercer sua cidadania e ter acesso a lazer. “Quando uma pessoa tem algum tipo de limitação, ela é obstruída de ter acesso a diversas necessidades básicas e o lazer é uma delas. Nós estamos aqui para dizer a essas crianças que existe a possibilidade de frequentar a praia de uma forma segura e sem preconceito”, destacou.

Praia acessível3A vice-presidente da Ordem, Roberta Vasques, que também esteve presente ao evento na manhã desta sexta-feira (20/05), lembrou a função social da OAB. “Nosso papel vai muito além do contato com a advocacia e essa comissão tem uma função muito importante, de debater os direitos da pessoa com deficiência. Esse projeto, mesmo sendo recente, já vem mostrando força de modificar a vida das pessoas”, falou.

O Projeto

O “Praia Acessível – Praia para Todos!” chegou à Capital cearense em março de 2016 por  meio de uma parceria do Governo do Estado de Ceará com a Prefeitura de Fortaleza. O objetivo é possibilitar que pessoas com deficiência tenham acesso à praia e a outros esportes.

O projeto funciona de quarta a domingo, das 9h às 14h, na Praia de Iracema (altura do hotel Sonata). O espaço conta com cadeiras anfíbias que possibilitam deficientes irem até o mar. Profissionais treinados, atividades como voleibol e frescobol adaptado também estão à disposição.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa Com Deficiência do gabinete do Governador, Rebecca Cortez, “o projeto vem para possibilitar que pessoas com deficiência e idosos tenham direito ao lazer”. Ainda de acordo com Rebecca, o projeto já está tendo uma enorme repercussão, tanto que já foi assegurada uma segunda estação. “Já estamos com orçamento autorizado, agora vamos avaliar qual município poderá receber essa segunda unidade”, explicou.