299D3AC0-B5D4-4319-977C-07FCDD3024B4 (3)

Nesta sexta-feira (17/06), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu o seminário ‘Desafios e Mudanças: Eleições 2016’. O evento, realizado pela Comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção da OAB-CE, trouxe à tona discussões sobre o atual momento do país, como as mudanças nas legislações, combate ao caixa 2 e financiamento de campanha.
O presidente da Comissão, Rafael Mota Reis, lembrou que a partir de agora “o financiamento de campanhas é feito, exclusivamente, por pessoas físicas. Além disso, houve redução significativa nos gastos de campanha. Nós da OAB estamos sempre atentos a esses assuntos e vamos nos empenhar para fiscalizar e acompanhar o decorrer das eleições”, ressaltou.

Um dos assuntos mais discutidos no evento foi a problemática envolvendo o caixa 2 e as possíveis soluções para acabar com essa prática. “A principal forma de combater o caixa 2 é a transparência, mas para isso precisamos ter uma fiscalização maior e propor soluções mais efetivas que contribuam diretamente para esse combate”, concluiu o procurador da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Rodrigo Martiniano.

O evento contou com a parceria da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA), do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE.

No interior

Antes de chegar a Fortaleza, o seminário percorreu o Interior do Estado (Quixadá, Sobral, Tauá e Juazeiro do Norte). O objetivo foi levar conhecimento à classe advocatícia e à sociedade a respeito das mudanças na legislação eleitoral já implementadas para as eleições de outubro próximo.