govsecaaO presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, participou, nessa segunda-feira (25/07), de reunião com o governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição. O objetivo do encontro, que contou com a presença de outras instituições, foi tratar sobre as principais ações em segurança hídrica que serão realizadas ainda neste ano no Ceará.

Entre as iniciativas estão a construção de adutoras de montagem rápida, a perfuração de poços profundos, a captação de água a partir do volume morto de açudes e rios, o reuso da água e a implantação de cisternas de placas, chafarizes e dessalinizadores, entre outras.

“É muito importante que toda a sociedade esteja consciente a respeito da importância da contenção do gasto da água para evitar o desperdício. O nosso Estado vive uma realidade delicada e é preciso incentivar o uso racional da água. A OAB incentiva e apoia as ações, pois entende que são medidas necessárias para pensarmos em um futuro melhor”, destacou Marcelo Mota.

Bacias Hidrográficas da RMF

Na última sexta-feira (22/07), a Comissão de Direito Ambiental da OAB Ceará participou da 24ª reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas da Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, foi apresentado um relatório sobre a situação do abastecimento de água no Ceará. Clique aqui e veja o documento. Foi destacado ainda que a quadra chuvosa no Ceará ficou 45,2% abaixo da média nesse ano.

“O Estado do Ceará, e principalmente a Região Metropolitana de Fortaleza, passam por um processo longo de estiagem que já dura praticamente cinco anos. A participação da OAB-CE é essencial nesse processo, atuando em diversas frentes que têm como escopo a conscientização da sociedade para práticas saudáveis com o meio ambiente e o uso racional da água”, destacou o presidente da Comissão de Direito Ambiental, André Alves.

“Já existem algumas iniciativas práticas que podem ser implementadas e servir de exemplo, como a obrigatoriedade de uso de captação das águas pluviais nos novos prédios da cidade; a utilização de água de reuso para lavagem de ruas e passeios públicos, bem como nas descargas de aparelhos sanitários; aplicação de multas na lavagem de carros em calçadas, dentre outras. Trata-se de um debate de importância fundamental, pois embora o território brasileiro abrigue uma das maiores riquezas hídricas no mundo, o recurso é escasso, fazendo com que grandes contingentes populacionais não tenham acesso a esse bem ambiental essencial à vida”, disse o presidente.

Foto: Governo do Estado