fcbNo dia 11 de agosto de 1827 foi criado o primeiro curso de Direito do Brasil, na Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Desde então, essa data representa o Dia do Advogado, uma data simbólica para os profissionais da classe. Para comemorar a data nesta quinta-feira (11/08), a diretoria da OAB Ceará esteve presente nos Fóruns de Fortaleza para confraternizar e celebrar a ocasião com os advogados e advogadas militantes.

Durante a manhã, foi ofertado um café da manhã aos profissionais do Fórum Autran Nunes. O som ambiente ficou por conta do coral da OAB Ceará. Em seu discurso, o presidente da Ordem cearense, Marcelo Mota, frisou a importância da advocacia para a sociedade. “O advogado é uma agente de transformação, nos é confiado liberdade, a vida, o patrimônio e os sentimentos das pessoas. Portanto, cabe a nós, dentro de um comportamento ético, fortalecer a advocacia”, disse.

fcb2Dando continuidade às ações do Dia do Advogado, à tarde a OAB-CE esteve no Fórum Clóvis Beviláqua para nova confraternização. Na ocasião, crianças da ONG Legião da Boa Vontade, do bairro Vila Manoel Sátiro, leram poema, cantaram e entregaram flores aos advogados militantes da Justiça Estadual.

Para o advogado Jeferson Jorge Pereira, “receber elogios é sempre bom, quando vem da classe que nós representamos é melhor ainda, principalmente após tanta renúncia, reforço e sacrifício. É uma atitude da OAB que vem enaltecer e encorajar a nossa luta diária”, disse.

AnO advogado Genival Moura ressaltou que “a Ordem está de parabéns pela homenagem que presta aos advogados hoje. É uma satisfação participar dos quadros da Seccional do Ceará. Parabéns aos advogados que têm conquistado muitas realizações ao longo dos anos”.

A advocacia é a única profissão liberal citada expressamente na Constituição Federal de 1988, por meio do art. 133.