seniors-1505944_960_720A Comissão do Idoso da OAB Ceará participa das 8h às 10h, na Praça da Imprensa, do IV encontro dos Idosos. O evento, promovido pelo Fórum Cearense de Políticas para o Idoso (FOCEPI), tem como tema esse ano ‘Para o Idoso, Nenhum Direito a menos’. O objetivo da iniciativa é fortalecer as lutas em prol da garantia de direitos e dignidade do idoso, na perspectiva da construção de espaços públicos de controle social alertando para as diversas formas de violência contra a pessoa idosa, inclusive a violência estatal e institucional.

Na ocasião, a Comissão da OAB-CE vai prestar, de forma gratuita, orientações aos idosos. “É uma data muito importante não só no Brasil, mas em todo o mundo. O idoso neste dia tem muito a comemorar pelos desafios vencidos na vida até chegar à maturidade. A Comissão do Idoso da OAB, juntamente com várias outras instituições, é parceira do FOCEPI na realização deste evento e no fomento de várias atividades que estimulam o protagonismo do idoso para que, por meio do seu Estatuto, busque fazer valer seus próprios direitos”, destacou Rafael Castelo Branco, presidente da Comissão da OAB-CE.

O Fórum ocorre desde 2013 e vem mobilizando atores sociais e pessoas idosas às ruas para levar à sociedade a reflexão sobre temáticas importantes para o fortalecimento de políticas públicas em prol do envelhecimento da população, ativo e saudável.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças/adolescentes com até 14 anos já em 2030 e, em 2055, a participação de idosos na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos.

Serviço:

IV encontro dos Idosos
Local: Praça da Imprensa
Horário: das 8h às 10h