14258221_1075574832557691_2903609577431628933_oO III Encontro Nacional de Ouvidores, promovido pelo Conselho Federal da OAB debateu, entre outros assuntos, a implantação de Rede Nacional de Ouvidorias. A ouvidora-geral da OAB Ceará, Wanha Rocha, esteve presente ao evento, nos dias 5 e 6 de setembro em Brasília.

A institucionalização do Sistema Eletrônico de Ouvidoria do Conselho Federal da OAB e avanços na implementação da Rede Nacional de Ouvidorias, com bancos de dados compartilhados entre OAB e órgãos públicos, foram temas de destaque do evento.

O presidente da OAB, Claudio Lamachia, defendeu o Encontro como um importante serviço para aprimorar e fortalecer as ouvidorias das seccionais. “A ouvidoria nos possibilita a ter uma comunicação com a sociedade, logo, precisamos cada vez aperfeiçoar mais esse serviço e mostrar para nossos colegas a importância que tem a ouvidoria no seio da OAB”, disse.

A ouvidora Wanha Rocha destacou o sucesso da iniciativa no Ceará. “Foi instituída a Rede Ouvir, integrando os órgãos do Judiciário e também a OAB. Isso valoriza o trabalho do ouvidor e da instituição, pois há uma comunicação direta entre nós e os presidentes dos órgãos, deixando-os a par do trabalho e também inserindo-os no nosso escopo de ação. Além disso, agiliza a rotina”, disse.