nota-de-repudioA Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) vem, por meio desta nota, manifestar seu repúdio aos atos de violência cometidos por membros da Polícia Militar na manifestação popular pacífica do dia 7 de setembro, na Avenida Beira-Mar.

Advogados presentes, no exercício de sua função, denunciaram o que foi identificado como uma ação truculenta de membros da PM, tendo esta chegado de forma ofensiva no final da manifestação, sob a justificativa de conter um suposto ato de vandalismo.

A forma sem critério e extremamente violenta contra populares e contra os próprios advogados, que também tiveram suas prerrogativas violadas, são mostras de uma ação desastrosa, que tenta inclusive criminalizar o direito de manifestação, a liberdade de expressão e o exercício da profissão do advogado.

Assim, vimos a público registrar o nosso repúdio a tal violência, bem como a nossa preocupação com o Estado democrático de direito. A OAB se coloca ao lado da sociedade, independente de ideologias, pois defendemos o direito da população expor suas ideias,  o direito de ir às ruas de forma pacífica e, sobretudo, o direito dos advogados exercerem o seu papel.

Marcelo Mota, presidente da OAB-CE