idoso2Saudamos efusivamente todas as pessoas idosas de nosso Estado, nesta data que celebramos o Dia Nacional e Internacional do Idoso.

É momento de valorizar os desafios vencidos até se chegar à fase da maturidade, mas também momento de buscar, por meio do Estatuto do Idoso e demais leis específicas, fazer valer seus próprios direitos.

É fato sabido que o envelhecimento população é uma tendência mundial, dado as importantes conquistas na área da saúde e da ciência no transcorrer do século passado e deste. Com efeito, no Brasil, estima-se que a população idosa que hoje é de cerca de 12% dos brasileiros possa atingir índices de 30% até 2050.

Os desafios impostos à sociedade já estão postos e, muito embora se deva reconhecer alguns avanços, a efetividade dos direitos contidos no Estatuto – Lei Federal n° 10741/2003 – ainda carece que muitos passos sejam construídos de maneira articulada e conjunta pelo Estado, Sociedade e pelas famílias.

A Ordem dos Advogados, por meio de sua Comissão do Idoso, ratifica perante o idoso e a sociedade cearense, de maneira geral, seu fiel compromisso de lutar sempre pela defesa da sociedade e dos princípios consagrados pela Constituição, para que no transcorrer dos anos próximos tenhamos uma sociedade mais humana e digna para com o idoso e com todas as idades. Ao idoso, Parabéns pelo seu dia.

Raphael Castelo Branco – Presidente da Comissão do Idoso da OAB/Ceará