oab-fotoA Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão da Mulher Advogada, vem a público REPUDIAR de forma veemente o ato de violência praticado contra uma advogada na noite dessa quinta-feira (10/11). Quando estacionava o carro na avenida Beira Mar, em Fortaleza, a advogada foi abordada por um homem, que, de acordo com o relato, a obrigou entrar no carro e a levou para Caucaia, onde a violentou sexualmente.

O crime investigado traz à tona uma problemática enfrentada pelas mulheres, cotidianamente, através da cultura de estupro. Dados recentes da Central de Atendimento à Mulher registram cerca de 10 casos de violência sexual por dia, desses, sendo 8 estupros. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta o Brasil como um país perigoso para as mulheres.

A cultura do estupro é real e presente na sociedade brasileira e, por isso, reforçamos a importância em combatê-la em todos os momentos, principalmente no cotidiano, nas piadas machistas, na vulgarização da figura feminina na mídia e nos assédios sofridos pelas mulheres nas ruas, transportes públicos, entre outros.

A OAB Ceará também REPUDIA a violência urbana institucionalizada que assola a nossa cidade, nos colocando sempre em situação de risco eminente, cerceando o direito de ir e vir.

Esse tipo de crime reproduz a cultura machista, patriarcal e misógina que ainda existe na nossa sociedade e não fere apenas a vítima, mas todas as mulheres representadas por ela que sofrem abusos diariamente.

A Ordem cearense se coloca à disposição da advogada que teve sua dignidade violentada e não medirá esforços para acompanhar o acontecimento e cobrar das autoridades a seriedade e a rapidez necessárias ao desfecho do caso.