Em um contexto tão significativo para a Ordem dos Advogados do Brasil, que estabeleceu 2016 como o Ano da Mulher Advogada, pode-se definir como histórico este dia 15 de dezembro, em que se comemora o Dia da Mulher Operadora do Direito, ou melhor, o Dia da Mulher Advogada. img_1984

“No ano passado, durante as eleições da OAB, houve um avanço significativo nessa luta incessante pela igualdade de gêneros, quando se instituiu a necessidade de uma participação mais efetiva da mulher nos quadros da Ordem, com a obrigatoriedade de cota de 30% de participação feminina nas chapas, o que é uma pequena sinalização, mas que traz uma importância muito grande, pois é um avanço”, destaca o presidente Marcelo Mota.

De acordo com Marcelo, outro ponto fundamental é o fato de pela primeira vez na história haver uma vice-presidente mulher na OAB-CE, a advogada Roberta Vasques. As palavras ecoam no depoimento da vice-presidente. “É nosso objetivo trabalhar para fortalecer os direitos e as prerrogativas das advogadas, e defender toda a sociedade contra a discriminação, a violência e, principalmente, lutar pela tão sonhada igualdade de gênero”, avalia Vasques.

Entre as ações realizadas em 2016, Marcelo aponta a criação da Comissão da Mulher Advogada, presidida pela advogada Manuela Praxedes, como um grande destaque para a massificação da valorização da mulher advogada. “A luta pela valorização da Mulher Advogada e da Mulher na sociedade é de todos. Ao longo da história, homens e mulheres vêm desempenhando papéis sociais algumas vezes diferentes, em que a mulher, sem dúvidas, vem sofrendo machismo exacerbado. Mas, com a mudança na nossa sociedade, há um avanço de maturidade e o reconhecimento de que a mulher exerce papel fundamental”, conclui.