whatsapp-image-2016-12-13-at-11-13-42-amEscrever sobre direitos humanos não parece ser uma tarefa fácil para estudantes do ensino médio, mas o que inicialmente era sinônimo de desafio tornou-se motivo de vitória para o aluno do Colégio Antares, Ricardo Sammuel Moura. O estudante venceu a Categoria Redação II, no concurso de Direitos Humanos da OAB-CE, e a temática, não foi fácil, falou dos principais problemas éticos de direitos humanos encontrados no sistema carcerário. Nesta terça-feira (13/12), Ricardo recebeu o certificado de vencedor, na Sede da Ordem Cearense.

“Pesquisei em vários locais e quando comecei a ler a Constituição, encontrei o tema para minha redação. Foi bem complicado escrever, mas fiquei muito feliz com o resultado mesmo assim, não esperava ganhar, fiquei muito surpreso com o resultado.”

Junto com Ricardo Sammuel, outros 20 alunos foram premiados nas categorias desenho, redação I, redação II e artigo. Segundo o presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, o evento demonstra a importância da OAB-CE estar cada vez mais próxima da sociedade. “Essa iniciativa da Comissão deixa um legado cultural, bem como incentiva práticas que despertam um lado humanista dos estudantes”, explica Mota.

A felicidade também estava estampada no rosto da aluna do Colégio ADM, Sophia Coelho Andrade de Melo, que aos 9 anos de idade, já enxergou o trabalho infantil como um problema social. “Eu pesquisei sobre direitos humanos e desenhei uma criança carregando uma caixa pesada, enquanto trabalhava num mercantil”, comenta Sophia.

O concurso teve como propósito formar e estimular a reflexão sobre os valores humanísticos e de paz. “Acreditamos no comprometimento e no talento dos jovens estudantes do Ceará, por isso promovemos esse concurso”, disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Deodato Ramalho Neto.