“Como eu posso ajudar?”. A frase, repetida centenas de vezes, virou um símbolo da OAB Ação de Natal. As ações tiveram início nesta segunda-feira (05/12), em Aracati e Região Metropolitana de Fortaleza, e se estendem até domingo a todas as subseccionais, além da Capital. A expectativa é de que quase 1000 pessoas sejam beneficiadas, entre crianças, jovens e idosos. 2

À frente da ação de Natal está a advogada e primeira dama da Ordem no Estado do Ceará, Renata Mota. “Nossa ideia inicial era unir as 15 subseccionais da OAB e a seccional do Ceará em uma campanha solidária em benefício da sociedade, mas o resultado foi se mostrando muito maior do que prevíamos”, avalia Renata.

O comentário da primeira dama ganha ainda mais peso ao ser observado que, a princípio, a ação, iniciada há cerca de um mês, tinha a proposta de realizar, apenas, contação de estórias na Capital e nas subseccionais. “Mas a aceitação e o engajamento foram impressionantes, a ponto de darmos início a uma crescente arrecadação de livros para doação. Plantamos a semente e ela deu muitos frutos. E embora o objetivo fosse que cada subsecção se empoderasse do projeto e realizasse sua própria dinâmica (o que de fato ocorreu), pudemos multiplicar para eles as doações de livros que obtivemos aqui em Fortaleza”, destaca Renata.

Capital

Em Fortaleza, para além da distribuição de livros, a corrente do bem garantiu ainda grande diversidade de itens, desde vestuário a artigos de primeira necessidade, bem como fraldas, kits de limpeza, caixas de leite, cestas básicas, brinquedos etc.

Na manhã da próxima quinta-feira (08/12), ocorrerá ação solidária na Casa do Menor, localizada no Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza. No local, 28 crianças apadrinhadas por voluntários liderados pela OAB, farão doação de presentes, e investirão seu tempo e solidariedade.

“É emocionante ver todo esse carinho e desprendimento. Muitos se propuseram a ir ao local, dedicar horas do seu dia a essas crianças. Conseguimos muitas parcerias em prol desse projeto, algo que me chamou muito a atenção, pois constatamos a credibilidade que a OAB possui junto à sociedade”, relata Renata.

Depoimentos

As palavras da primeira dama da OAB-CE ecoam no comentário do presidente da CAACE de Quixadá, Leandro Teixeira, representado em visita à sede da OAB, em Fortaleza, pelo 1advogado Osmundo José Dantas Breckenfeld.  “Eu reitero a importância do Natal solidário da OAB, tendo em vista que ele busca ajudar pessoas carentes, pessoas que não têm condições e que merecem nosso apoio”, diz Leandro.

Perguntada sobre o que sentiu ao entregar as doações às crianças do Abrigo Municipal de Maracanaú, a primeira dama da Região Metropolitana de Fortaleza, Rafaela Mota, disse que o momento foi gratificante, sobretudo por saber que a ação terá ramificações. “A OAB está de parabéns. Já estamos ansiosos pelas próximas ações”, conclui Rafaela.

Confira fotos: