possetjceO presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, juntamente com a diretoria da Ordem Cearense, participou da posse dos novos dirigentes do Poder Judiciário cearense, na tarde desta terça-feira (31/01), no Palácio da Justiça, Cambeba. Assumiram o cargo de presidente, vice-presidente e corregedor-geral da Justiça, os desembargadores Francisco Gladyson Pontes, Washington Luis Bezerra de Araújo e Francisco Darival Beserra Primo, respectivamente.

O presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, parabenizou o desembargador Gladyson Pontes e desejou sucesso no novo desafio. “Devido à experiência do novo presidente, temos a convicção de que essa gestão vai trazer muitas coisas boas para a advocacia”.

O presidente do TJCE, desembargador Francisco Gladyson Pontes, comentou a expectativa da nova gestão. “Nosso secretariado foi escolhido pensando justamente em modernizar a estrutura do poder judiciário, não apenas na sua feição física, mas, sobretudo, no fluxo das atribuições e atividades. Nós gostamos do dialogo e vamos estreitar os laços com as instituições, inclusive com a OAB Ceará.”

Também participaram da solenidade o governador Camilo Santana, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, entre demais membros da OAB Ceará, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, legislativo, e demais autoridades.

Iniciativas
A nova diretoria do TJCE pretende adotar algumas medidas logo no início da gestão: a realocação de recursos na Justiça de 1ª Instância, garantindo que haja uma maior estrutura onde existe maior demanda; necessidade da política de substituição dos empregados terceirizados por servidores públicos, determinada no CNJ; a instituição do novo regime fiscal no âmbito do orçamento do Estado, que vigorará por dez exercícios financeiros, determinada pela Emenda Constitucional n° 88.

PERFIS
FRANCISCO GLADYSON PONTES – É integrante da 3ª Câmara de Direito Público do TJCE e supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (desde fevereiro de 2015). Natural de Jaguaruana, distante 173 km de Fortaleza, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Finanças Corporativas e é pós-graduação em Processo Civil. É desembargador do Tribunal desde 10 de janeiro de 2011, ingressando pelo quinto constitucional, em vaga destinada aos advogados.

WASHINGTON LUIS BEZERRA DE ARAÚJO – Assumiu o cargo de desembargador, pelo critério de merecimento, em 18 de fevereiro de 2011. É integrante da 3ª Câmara de Direito Público. Nasceu em Campo Maior (PI). Possui graduação em Direito pela UFC, especialização em Direito Processual Eleitoral e Direito Eleitoral e mestrado em Direito Constitucional. Ingressou na magistratura em março de 1992. Assumiu a função na Comarca de Beberibe. Também foi juiz em Aracati, Sobral e permaneceu titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza por 15 anos.

FRANCISCO DARIVAL BESERRA PRIMO – Preside a 3ª Câmara Criminal. Natural do Município de Farias Brito, distante 481 km de Fortaleza, é bacharel em Direito pela UFC. Começou na judicatura em janeiro de 1981. Atuou nas Comarcas de Caririaçu, Mauriti e Juazeiro do Norte, além da 1ª Vara do Juri e da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza. Exerceu ainda as funções de vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua e de juiz auxiliar da Presidência do TJCE e da Corregedoria-Geral de Justiça, entre outras. Ingressou no Tribunal, pelo critério de antiguidade, em 18 de fevereiro de 2011.

*Com informações do TJCE*