montagemO projeto OAB Itinerante iniciou sua segunda etapa nesta terça-feira (07/02). A comitiva já percorreu Limoeiro do Norte (pela manhã) e Quixadá (à tarde). O objetivo do projeto é conversar com os advogados do interior, para entender as demandas e sugerir ações em prol da advocacia. As reuniões foram conduzidas pelo presidente da OAB-CE, Marcelo Mota.

Também participaram das reuniões o diretor tesoureiro adjunto, Rodrigo da Costa; o diretor executivo da Escola Superior da Advocacia (ESA), Marcell Feitosa; o presidente da CAACE, Erinaldo Dantas; o vice-presidente da CAACE, Waldir Xavier; o conselheiro estadual, Paulo Franco; o conselheiro estadual, Gladson Alves, e o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Sávio Aguiar.

Para Marcelo Mota, esse é o momento de observar de perto quais são as dificuldades que as subseccionais enfrentam. “Pudemos perceber que existe uma reclamação grande no que tange a questão da morosidade do poder judiciário, vamos trabalhar para resolver essa questão. É por meio desse diálogo franco que vamos contribuir cada vez mais com a advocacia do Estado do Ceará”, ressalta.

O presidente da Subsecção de Limoeiro do Norte, Gleydson Ramon, considera a iniciativa positiva. “É muito importante a diretoria da OAB Ceará estar aqui conosco, porque possibilita que todas as subseccionais trabalhem no mesmo nível e deem um suporte necessário aos advogados do interior”, disse.

Em Quixadá, além da reunião com a classe, novos advogados foram inseridos nos quadros da Ordem e receberam a tão sonhada vermelhinha. Para o presidente da subseccional de Quixadá, Jairo Cidade, a OAB Itinerante representa um contato direto com a advocacia do interior. “É de fundamental importância esse projeto, porque promove a interação da OAB com os advogados do interior. Antes nós não tínhamos nada na região central e hoje já temos nossas salas de apoio nos tribunais de Quixadá”, disse.

O trabalho tem sido visto com bons olhos pelos advogados do interior. “Nós precisamos de mais cursos presenciais aqui no Interior para nos profissionalizarmos cada vez mais, porém acredito que através do projeto OAB itinerante, a OAB Ceará vai entender nossos problemas e tentar solucioná-los”, comenta a advogada criminalista, Auricélia Nogueira.

Segundo Marcell Feitosa, diretor executivo da ESA Ceará, é muito importante esse contato com a advocacia do interior, porque dá a possibilidade de expandir, cada vez mais, os cursos promovidos pela ESA no interior do Estado.

Presente ao evento, o presidente da CAACE, Erinaldo Dantas, comenta que pretende fazer investimentos nas comarcas do interior. “Nós queremos colocar o serviço de transporte hospitalar em todo o Estado. A interiorização é uma das marcas da gestão, por isso pretendemos dar apoio aos advogados do interior do Estado”, ressalta.

As próximas Subsecionais a serem visitadas nesta quarta-feira (08/02) são:
Iguatu e Brejo Santo (Cariri Oriental)