CARTAZ - CONCURSO TS COM NOVO PRAZO_siteCom o tema “Os motivos que os levaram à prática de delitos, bem como as reais necessidades de cada um dentro do sistema prisional”, a Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará promove o “Concurso de Direitos Humanos – 2017 para Pessoas Privadas de Liberdade e Adolescentes em Conflito com a Lei”. O objetivo é formar e estimular a reflexão sobre os valores humanísticos e de paz, acreditando no comprometimento e no talento dos encarcerados, bem como menores infratores estudantes do Ceará. Clique aqui e veja o edital.

O concurso está dividido em três modalidades: categoria desenho, para alunos da alfabetização e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental; categoria redação I, para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e a categoria redação II, para alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio.

Para isso, a comissão visitou as unidades do sistema prisional e os centros educacionais para a divulgação da seleção. Poderão participar estudantes matriculados em estabelecimento de ensino público inseridos no sistema carcerário do Estado.

As redações e os desenhos devem ser entregues à Secretaria de Justiça do Estado do Ceará (Sejus) até o dia 28 de abril. De lá, serão direcionadas para a sede da OAB Ceará. Os vencedores receberão um diploma e os três primeiros classificados de cada categoria receberão um conjunto de prêmios.

Para Deodato Neto, presidente da comissão, esta edição terá maior amplitude, pois as versões passadas foram para alunos regulares do ensino infantil, médio e superior. “Percebemos a necessidade de ampliar isso para pessoas em situação de cárcere, para que eles possam nos dizer porque eles cometeram delitos, entender suas realidades e o que eles pensam a respeito dos direitos humanos”, explicou.