com dir do consumidorO mestre de obras Orismildo Moreira Dias teve um problema com a empresa responsável pelo abastecimento de água em virtude do valor de mais de R$ 2 mil mensais, cobrados pelo consumo de água de sua casa em apenas um mês. Ao chamar a empresa para verificar o problema, o técnico não constatou nenhum vazamento que justificasse a cobrança do valor, mesmo assim, a empresa continuou efetuando a cobrança. Para tentar solucionar o problema ele foi até a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, conversar com a Comissão de Direito do Consumidor da OAB Ceará, que estará no local até 16h desta quarta-feira (15/03).

A iniciativa é resultado de parceria com outras instituições, que além desses, estão prestando outros serviços à população até sexta-feira, 17. Todos voltados para o consumidor, tendo em vista o Dia Mundial do Consumidor, celebrado hoje. Para o senhor Orismildo Moreira, valeu a pena ter ido à Praça. “Gostei muito do atendimento e consegui resolver o meu problema. Saio daqui satisfeito e contente”, disse.

012d9077-da4f-41ea-8d31-b5e5b56072f6“É uma satisfação estar nesse momento com outras instituições e estreitar os laços da OAB-CE com a sociedade. A nossa comissão tem um lado social, e por isso estamos trazendo aqui para a praça essa ação de atendimento gratuito para prestar esse serviço e aproximar a Ordem da sociedade”, disse o presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Sávio Aguiar, lembrando que é preciso que o consumidor leve os documentos pessoais para receber a instrução dos advogados.

“O papel da comissão é prestar informação ao consumidor e disseminar a educação para o consumo. Somos mais de 40 advogados servindo à OAB Ceará para atender o consumidor que possam exercer de forma correta e adequada os seus direitos”, disse o vice-presidente da Comissão, Thiago Fugita.

Seminário

Em continuidade à Semana do Consumidor, a Comissão realizará um seminário no auditório do Ministério Público (Antônio Sales, 1740), na sexta-feira (17/03), sobre direito do consumidor envolvendo serviços como água, telefonia, construção civil, planos de saúde, entre outros. As inscrições devem ser realizadas no site da ESA/CE.

Ação

Estão presentes na Praça do Ferreira também representantes de empresas como Cagece, Enel, Claro, Oi, Tim e Vivo realizarão, in loco, negociação de dívidas com parcelamentos e emissão da 2ª vida de boletos. Além disso, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza) vai disponibilizar aos consumidores consulta aos bancos de dados do SPC e do SERASA.