Na manhã desta segunda-feira (10/04), a OAB Ceará, por meio da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Ensino Jurídico, e a UNI7 (Centro Universitário 7 de Setembro), acordaram o início de rodas de conversas com alunos do curso de Direito da universidade, a fim de discutir pautas voltadas ao enfrentamento à violência de gênero e à misoginia. 

A iniciativa levou em consideração recentes acontecimentos na referida instituição de ensino, mais precisamente o fato de alunos do curso de Direito intitularem times de um campeonato de futebol com nomes machistas e ofensivos, bem como utilizarem símbolo que deprecia o corpo feminino.

Ofício da OAB Ceará, assinado pelo presidente Marcelo Mota, pela vice-presidente Roberta Vasques e pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, a defensora pública Mônica Barroso, entregue à diretoria do curso, destaca o repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará “ante o desrespeito de alguns alunos do curso de Direito da UNI7, que nominaram seus times de futebol com termos que desrespeitam as mulheres e reforçam a misoginia contra a qual todos nós nos insurgimos. Lamentamos que jovens estudantes e futuros advogados continuem reforçando esse modelo de violência tão combatido pela OAB Ceará em suas ações”.

De acordo com Mônica Barroso, o assunto teve repercussão nacional na classe advocatícia. “O presidente Marcelo Mota e a vice-presidente Roberta Vasques deram todo o apoio para a tomada de providências sobre o fato. Nos colocamos à disposição da Universidade para colaborar por meio do diálogo no enfrentamento à violência contra a Mulher”, ressalta Mônica. As rodas de conversas terão início já na próxima semana.