A Comissão Nacional da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Federal, presidida pela advogada Maria Berenice Dias, tomou posse no último dia 30 de março, no V Fórum Nacional das Comissões da Diversidade Sexual, que ocorreu em Florianópolis. A advogada Lilian Viana, representante da OAB-CE na Comissão Nacional, esteve presente no evento.

Representando o Conselho Federal, o secretário geral adjunto, Ibaneis Rocha, empossou os membros. “Parabenizo o trabalho corajoso que as comissões da Diversidade Sexual e Gênero exercem e compartilho do mesmo reconhecimento do presidente Claudio Lamachia pela causa. Precisamos continuar com o trabalho efetivo de quebra de paradigmas e garantias dos direitos constitucionais, tratando deste tema com a humanização que merece”, declarou.

A advogada Lilian Viana também ressaltou a satisfação em levar para Fortaleza o VI Fórum das Comissões Nacionais.  “Estou lisonjeada em fazer parte de um grupo tão seleto de advogados que militam em prol da causa LGBTI por todo o país e confiante que continuaremos conquistando cada vez mais espaço e direitos para essa população. Não iremos esmorecer diante das dificuldades e nos sentimos abraçados pela OAB Federal em apoiar com afinco essa bandeira. Nos colocamos à disposição para realizar o VI FÓRUM em Fortaleza e fomos escolhidos por unanimidade por todos os representantes de todas as comissões das Oabs pelo Brasil”, ressalta.

A presidenta da Comissão Nacional, Maria Berenice, pediu ao secretário geral adjunto que a Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero passe a ser uma Comissão Permanente. Na ocasião, entregou a ele um requerimento assinado por todos os membros com o pedido e uma cópia do Estatuto da Diversidade Sexual para ser enviado ao Congresso Nacional em forma de projeto .“É indispensável que a sociedade e o mundo jurídico tomem consciência que se houve tantos avanços para a população LGBTI isso se deve aos advogados, que fizeram pedidos até então impossíveis à Justiça. E é a partir desse protagonismo e ativismo que pedimos que a Comissão se torne permanente, para que possamos continuar fazendo ainda mais o nosso trabalho”.

A presidente também falou falou sobre dar voz e vez a quem a sociedade sempre virou o rosto. “Nós, advogados, cursamos Direito por não concordar com o que está torto e essa inquietude deve nos acompanhar mundo afora, na busca de um outro olhar e outro caminho da Justiça. Estamos aqui porque acreditamos e exigimos o reconhecimento e o respeito às diferenças”, explicou.