Nessa quinta-feira (11/04), os alunos do curso de direito da Faculdade do Vale do Jaguaribe receberam palestra sobre “O perfil exigido do advogado face à Mediação instituída no CPC e o papel da OAB na construção de uma cultura de paz”. A palestra foi ministrada pela conselheira estadual e presidente da Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB-CE (Cemca), Darlene Braga.

Segundo Darlene, o debate foi rico e fomentou a participação efetiva dos professores e alunos. “A grande participação nos eventos promovidos pela comissão demonstra que os temas por nós abordados estão despertando grande interesse da comunidade acadêmica e dos integrantes do sistema de Justiça. Portanto, acredito que estamos no caminho certo”, ressalta.

A professora da FVJ e membro da comissão, Kely Magalhães, ressaltou que “o evento proporcionou uma visão integral dos métodos consensuais e estimulou a reflexão dos discentes de vários semestres sobre as vantagens de disseminar uma nova cultura na seara jurídica, menos litigiosa e mais eletiva”.

Cemca Itinerante

O evento faz parte do projeto Cemca Itinerante. “Até o final do ano estaremos percorrendo os Cursos de Direto e as subseccionais da OAB, no intuito apresentar aos operadores do Direito firmados e em formação uma alternativa para melhorar o sistema de Justiça e assim contribuir para uma sociedade mais justa e pacífica”, disse o coordenador de mediação da comissão, Renan Melo.

Na ocasião, também houve palestra com o membro da Comissão de Mediação da OAB Ceará, Lucas Macedo, que tratou sobre ética jurídica. Estiveram presentes também o coordenador do Curso de Direito da FVJ, Felipe Meira. Fechando a noite, o advogado Lucas Macedo, integrante da comissão e do Conselho Jovem, tratou de ética jurídica e enfatizou a importância dos advogados participarem ativamente das atividades da OAB.