Dezenas de idosos participaram da ação promovida pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Ceará na manhã desta quarta-feira (14/06). Na ocasião, a comissão prestou atendimento jurídico aos idosos no Sesc, a partir das 8h30. O evento foi realizado pelo Trabalho Social com Idosos do Sesc e ofereceu uma manhã de serviços, orientações e atendimentos. A iniciativa ocorreu em referência ao Dia Mundial de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, que ocorre amanhã, 15.

O objetivo do evento foi sensibilizar a pessoa idosa, sua família e a sociedade em geral sobre as diversas formas de se combater a violência contra a pessoa idosa, além de contribuir para prevenir a ameaça e a violação dos direitos do idoso.

“É de fundamental importância ações desse tipo em que se implementa alternativas para aprimorar o atendimento à pessoa idosa, bem como pela articulação que está amadurecendo cada vez mais. O trabalho coletivo das instituições vai propiciar melhores resultados”, disse.

A Coordenadora do Eixo Legislação e Educação em Direitos da Comissão, Mardenia Campos, ressaltou a importância da OAB na ação. “Através dessas ações poderemos sensibilizar não só a comunidade, mas também a família. A violência contra a pessoa idosa é um tema muito complexo devido a grande ocorrência em ambiente familiar, espaço este protegido por diversos sentimentos”.

A programação contou ainda com representantes do Decon, AMC e Conselhos de Direito da Pessoa Idosa, prestando atendimentos gratuitos sobre os Direitos do Idoso e dando orientações sobre como proceder no caso de violência contra o idoso.