A chamada “crise do Judiciário” vem fazendo parte do cotidiano brasileiro há muito tempo, trazendo consigo incalculáveis prejuízos sociais e para a advocacia. Pensando em alternativas para contribuir com a melhoraria do Sistema de Justiça, a OAB Ceará apoiou a realização do Curso Constelações Sistêmicas no Poder Judiciário, ministrado pelo juiz do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Yulli Roter, nessa sexta-feira (02/06), na Faculdade Farias Brito.

“O uso das constelações no Judiciário permite com que um conflito não gere mais do que um processo, pois nem sempre quando se resolve uma lide judicial se atua nas emoções contrapostas das partes”, disse o magistrado.

“Entende-se que a modernização do Judiciário brasileiro é uma necessidade urgente, para que um dia possa atender aos anseios sociais, executando sua atividade jurisdicional com agilidade, qualidade e efetividade, combatendo todas as formas de impunidade, para que, assim, seja oportunizado o acesso à justiça a todos”, disse Darlene Braga, presidente da Comissão de Mediação Conciliação e Arbitragem da OAB-CE.

Albigenor e Rose Militão, diretores CESP – Centro Sistêmico de Psicologia, responsável pela realização do Curso, declararam que ficaram “felizes e, mais ainda, honrados em constatar, com o evento Constelações  Sistêmicas no Poder Judiciário, que o ciclo atinge a sua plenitude: primeiro, a Família; veio a Psicologia Clínica (saúde); a ambiência Organizacional; a Escola (pedagogia sistêmica); e agora o Judiciário.

MÉTODO

As chamadas constelações sistêmicas têm origem na Alemanha há pouco mais de 30 anos a partir do trabalho do terapeuta Bert Hellinger, aplicando a psicoterapia sistêmica, aos tratamentos de saúde e às organizações. Atualmente é utilizada em empresas de todo o mundo para o diagnóstico, análise e solução de questões empresariais, envolvendo diversificadas situações que necessitem de mapeamento e diagnóstico. Tal técnica possibilita o acesso à informações invisíveis contidas no inconsciente coletivo, na dinâmica dos relacionamentos e as suas conseqüências no sucesso ou não da vida afetiva, social e profissional.