Na tarde desta quarta-feira (14/06), no Palácio da Abolição, o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, participou do lançamento do Projeto Empresa Simples, que simplifica a abertura de empresas no Estado do Ceará.  O advogado também tem vantagens nesse processo. Em breve, os profissionais da classe, que já contam com a inserção do Simples Nacional, podem, por meio da Comissão de Sociedade da OAB-CE e da Junta Comercial, obter a inscrição do CNPJ de forma virtual
 
O presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, enxerga que o procedimento vai facilitar a vida dos advogados que desejam registrar uma sociedade plúrima ou unipessoal. “Estamos desburocratizando certas questões e fazendo com que o advogado se sinta mais valorizado e fortalecido. O profissional da classe já sairá da nossa instituição com o CNPJ, sem precisar passar na Receita Federal”, ressalta. 
 
A presidente da Comissão de Direito Marítimo e Aduaneiro da OAB-CE, Rachel Philomeno, está representando a OAB-CE na Junta Comercial. Ela explica que é uma honra fazer parte desse processo. “É muito importante não só para a sociedade, mas também para o próprio advogado, já que este terá facilidade quando for legalizar e registrar sua sociedade nos demais órgãos de fiscalização”, disse.  
 
Projeto
 
Com a Redesim, o processo de registro será realizado pelo portal virtual, ou seja, via web. Ressalte-se que as licenças e alvarás inerentes ao efetivo exercício da empresa serão liberados eletronicamente pela Junta Comercial. A vantagem é que o empreendedor não terá necessidade de percorrer todos os órgãos envolvidos no processo de legalização da empresa, já que todos os procedimentos serão realizados virtualmente.
 
Em breve, a OAB-CE também disponibilizará uma sala de advogados na Junta Comercial. “É uma conquista importante para todos nós, porque a sala de apoio é uma estrutura física que homenageia o advogado na área empresarial”, concluiu o representante da OAB-CE na Junta Comercial, Eugênio Vasques.