A Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB Ceará realizou, nessa segunda-feira (03/07), o curso de Constelações Sistêmicas no Poder Judiciário, em parceria com Centro Sistêmico de Psicologia (Cesp). A técnica, que se apoia em estudos da Psicologia, aliada à medicação, visa resolver não só o processo judicial, mas o conflito em si.

A presidente da Comissão, Darlene Braga, explica que na ocasião foi apresentado um novo mecanismo que busca pacificar as relações, oferecendo um novo olhar sobre o conflito, tanto para que os problemas sejam resolvidos rapidamente, de forma eficiente e com bons resultados não só para os advogados, como também a toda a sociedade.

Segundo a palestrante Rosi Militão, o mecanismo envolve um olhar para a outra parte, buscando identificar o que está por trás da briga e do problema. “É um paradigma extraordinário em relação à profissão do advogado que você não vai mais com uma postura bélica, você vai com a postura de amor, de conciliação, de mediação, olhando para a outra parte porque ela faz parte da solução”, disse.

Disseminada no mundo, a técnica, segundo o outro palestrante, Albigenor Militão, trata-se de uma abordagem que mexe com todos os “amaranhados” sistêmicos de uma família. “É possível utilizar a técnica em um processo de adoção, separação, ou herança o método da constelação para minimizar, eliminar e resolver o conflito sem que o processo precise se arrastar por anos”, disse.

Para a advogada participante Tatiane Castro, a importância do curso foi trabalhar o olhar sistêmico, principalmente junto ao poder judiciário. “É um olhar aprofundado para que se busque a real causa, baseado nos sentimento que as pessoas têm. Não só um olhar do processo, da lei, mas um olhar além do outro, do reconhecimento, das necessidades e dos desejos”, disse.