“Eu estou muito lisonjeada por de ter sido premiada. Me dediquei muito, fiz o meu melhor”, disse N.F., uma das internas do presídio Auri Moura Costa, em Itaintinga, ao receber o certificado da Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará pela participação no “Concurso de Direitos Humanos – 2017 para Pessoas Privadas de Liberdade e Adolescentes em Conflito com a Lei”, que teve como temática “Os motivos que os levaram à prática de delitos, bem como as reais necessidades de cada um dentro do sistema prisional”.

Com o tema “Os motivos que me levaram a praticar delitos”, ela foi uma das que receberam a certificação em solenidade na manhã desta quarta-feira (05/07). “Me arrependi pelo que fiz. Sinto que a sociedade não dá valor aos transexuais e temos dificuldades de ingressar no mercado de trabalho. Foi isso que me levou a cometer o delito e por isso hoje estou aqui. Participar do concurso ajuda na nossa ressocialização, pois é uma porta que foi aberta para expormos nosso sentimento de arrependimento e vontade de recomeçar”, disse.

O concurso foi dividido em três modalidades: categoria desenho, categoria redação I, e a categoria redação II. “A comissão já realizava esse tipo de concurso para as escolas e ano passado surgiu a ideia de expandir para as pessoas encarceradas de modo que pudéssemos estimular, de alguma maneira, o ensino dentro dos presídios, bem como reconhecer que as pessoas que vivem encarceradas se esforçam por meio da leitura em aprender”, disse o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Deodato Neto.

“Sem duvida é uma iniciativa muito importante, valorizar e chamar a atenção para a vida, pois o maior bem do ser humano é o direito à própria vida. No momento em que os encarcerados são conclamados a falar sobre esse assunto é motivos para aplaudirmos. A comissão está de parabéns por ter pautado esse concurso”, disse a secretária de Justiça, Socorro França, que esteve presente na solenidade.

Além do presidente da Comissão, participaram da entrega dos certificados os membros da Comissão Carmem Simões, Maura Pinheiro e Raphael Castelo Branco.