As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) relativas ao segundo semestre de 2017 estarão abertas a partir desta terça-feira (25/07). No total, 75 mil novas vagas serão oferecidas aos estudantes que procuram um financiamento e buscam cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas. O prazo vai até sexta-feira, 28.

“Antes de fazer a inscrição é importante que o estudante observe o valor dos juros do contrato de financiamento, de modo que evite surpresas indesejadas futuramente e que possam vir a comprometer os estudos. Trata-se de um contrato a longo prazo e por isso, para aqueles que já têm o Fies, também é preciso ter cuidado com os prazos para fazer o aditamento, pois caso contrário, o estudante pode perder o financiamento”, explica a presidente da Comissão de Educação e Cidadania da OAB-CE, Sônia Cavalcante.

Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), no período de 1º de agosto a 8 de setembro. A partir de 2018, o Novo Fundo de Financiamento Estudantil será dividido em três modalidades. No total, o programa vai garantir 310 mil vagas, das quais 100 mil a juros zero, para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é o programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).