Após atuação intensa da OAB Ceará, na Capital e no Interior, contra o projeto do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que previa a extinção de 60 comarcas, a Assembleia Legislativa do Ceará solicitou à Corte de Justiça reformulações na matéria.

Assim como a Ordem cearense e outras entidades, os parlamentares não consideraram a extinção das comarcas um benefício para o cidadão.

“O projeto será aperfeiçoado. O presidente, assim como todos nós, quer a Justiça mais rápida e eficiente”, disse em entrevista ao jornal Diário do Nordeste desta quinta-feira (18/08), o deputado Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia.

“Não descansaremos até que todas as comarcas sejam preservadas. O nosso objetivo maior é que cada uma delas funcione plenamente com juiz, promotor, defensor público e servidor. A nossa interlocução sensibilizou o legislativo e esperamos que o Judiciário reflita e mantenha os fóruns funcionando. Esse é o desejo dos cearenses”, destacou o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, que tem liderado, junto à Diretoria da Ordem, um forte movimento, na Capital e no Interior, contra a extinção das comarcas.

Com o tema “Diga NÃO à extinção de comarcas. Diga SIM à ampliação do acesso à Justiça”, a campanha mobilizou a advocacia e a sociedade em todo o Estado.