O Conselho Seccional da OAB Ceará aprovou, na sessão dessa quinta-feira (24/08), o Plano de Valorização de Advogados e Advogadas Pessoas com Deficiência. A medida foi proposta pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Liduína Carneiro.

Entre as providencias da matéria, destaca-se a parceria entre a OAB-CE com escritórios e entidades para programa de contratação de estagiários; observância das prerrogativas; diálogo com instituições na promoção de acessibilidade atitudinal; garantia de trabalho acessível e inclusivo nos serviços como salas de apoio, além do apoio à capacitação considerando a necessária acessibilidade.

“Estamos muito felizes com essa aprovação, uma luta antiga da OAB e da nossa comissão, que vai implicar em melhores condições dos advogados e advogadas pessoas com deficiência. Representa o respeito a um direito de todos eles. O nosso esforço é para evitar o pensamento comum de que uma pessoa com deficiência é incapaz ou plenamente inapta”, disse a presidente da comissão, Liduína Carneiro.

Em seu voto, o relator da matéria, conselheiro Leonardo Feitosa, disse que a medida é de extrema relevância. “É dever da Ordem dos Advogados do Brasil reconhecer a existência do Advogado e Advogada com deficiência e oportunizar melhores condições para advogar. Aluta diária praticada pelos Advogados com Deficiência é digna de aplausos”, disse.