Na próxima segunda-feira, 21 de agosto, ocorrerá o lançamento do livro “O Latim e o Direito”, escrito pelo conselheiro da OAB Ceará, Moaceny Félix. O evento será realizado na Câmara Municipal, às 19h.

De acordo com Moaceny, o estudo do latim jurídico é uma ferramenta rica para o profissional do Direito exercitar bem seu raciocínio e sua argumentação. “Eis um dos propósitos desse singelo trabalho, redescobrir o latim como instrumento preciso para os que lidam com o Direito”, ressalta Moaceny.

Para o conselheiro, a língua, como meio de comunicação interpessoal, torna-se um essencial veículo do diálogo institucional no mundo do Direito. “As chamadas petições (inicial, contestação, recursos em geral), decisões, despachos, sustentações orais, inquirições verbais, dentre outros, são constructos racionais para a materialização, de certa medida, do Direito, antes abstrato”, avalia.

Moaceny afirma que o exercício do Direito, nas suas mais diversas profissões (advocacia, pública ou liberal, magistratura, Ministério Público, Defensoria Pública, Magistério Jurídico, delegados de polícia, analistas jurídicos e outros) requer um preparo que transcende a mera formação acadêmico-curricular.  “Envolve, no nosso sentir, além da experiência de vida, o que é próprio e particular de cada um, uma necessária cultura geral e uma específica dedicação na arte vernacular”, conclui.