O presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, recebeu, nessa segunda-feira (28/08), a visita do jornalista e publicitário, Rogério Ribeiro, autor de vários projetos do setor penitenciário, com destaque nos Estados de Tocantins e Ceará.

Na ocasião, o profissional apresentou à OAB Ceará o projeto “Andando sobre rodas e praticando a cidadania”, que consta na transformação, por parte do trabalho dos detentos do sistema carcerário, de bicicletas usadas e abandonadas nos batalhões, por serem objeto de furto, em cadeiras de rodas, macas, andadores e protetores de macas, que serão doadas para pessoas que não têm condições de comprar o equipamento.
“A OAB Ceará apoia a iniciativa, que tem cunho social muito relevante. Precisamos incentivar iniciativas como essa, cujo objetivo é a ressocialização de detentos”, destacou o presidente Marcelo Mota.

“Viemos buscar apoio da OAB-CE, que abraçou o projeto. A ideia é que seja mantido pela Secretaria de Justiça, quem coordena o sistema penitenciário, e nós, como cidadãos estamos contribuindo. Não estamos vendendo projetos, nós queremos é que aconteça e estamos aqui buscando o apoio da OAB e saímos daqui muito feliz pela receptividade do presidente Marcelo”, disse o jornalista. Além da capital, segundo o autor do projeto, é interessante expandir a iniciativa para o interior do Estado.

Além da OAB-CE, o projeto prevê parcerias com instituições como a Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS), Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ministério Público, Governo do Estado, Defensoria Pública, Polícia Civil e Militar, Senai, Senac e iniciativa privada.