O último dia da Conferência Estadual da Advocacia está ocorrendo hoje (06/10), no Marina Park Hotel. A programação continua a todo vapor. Durante a manhã, foram ministradas as palestras “Democracia e Regresso: Judiciário em Tempos de Crise”, “A Reforma Trabalhista e seus Impactos” e a “Necessária Reforma Política: Eleições e a Democracia no Brasil”. À tarde, a Conferência tem continuidade com demais palestras que trazem temas de interesse da advocacia e da sociedade

Segundo a secretária geral da OAB-CE, Christiane Leitão, hoje é um dia ímpar para a advocacia “Esse momento proporciona para todos nós uma visão multidisciplinar. Os temas ministrados hoje pela manhã – reforma trabalhista, contexto histórico do judiciário, e reforma política – debatem o momento social e político que estamos vivendo atualmente”, disse.

Palestras
O ex-procurador Geral do Município de Fortaleza, Martônio Mont’Alverne, ministrou a primeira palestra do dia, que tratou sobre o judiciário em tempos de crise. Para o ex-procurador, é preciso que haja um posicionamento em defesa da democracia. “O poder judiciário precisa incorporar a defesa da Constituição, principalmente no atual momento em que estamos”, relatou.

Logo em seguida, houve a palestra “Reforma Trabalhista e seus Impactos”, realizada pelo presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz. Em seu discurso, o presidente ressaltou que tem esperança que haja um avanço das entidades e das Leis. “Eu não acredito em heróis. Eu acredito no avanço das instituições e na Lei. Acredito na advocacia, que é mãe e pai da democracia”.

Para finalizar a programação da manhã, o ex-procurador Geral do Estado, Djalma Pinto, ministrou palestra que tratou sobre a reforma política. “Defendo a ideia de que o Brasil, para ter uma classe política que atenda à expectativa da sociedade, deve impedir a participação de infratores da Lei nas eleições”, concluiu.

Espaço Exposições

Durante a VII Conferência Estadual, a OAB disponibilizou o “Espaço de Exposições”. No local, o Espaco OAB, com atendimento à advocacia e à populacão, stand da CAACE, stand da ESA e também patrocinadores do evento.

Para a vice-presidente e coordenadora das comissões, Roberta Vasques, o diferencial dessa Conferência é a participação da população, que está conhecendo o trabalho das comissões temáticas da Ordem. “67 comissões estão fazendo parte do espaço e prestando auxílio à população por meio de orientações jurídicas. É importante porque as pessoas também estão conhecendo o trabalho social que as comissões vêm desempenhando”, ressaltou.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA TARDE DE SEXTA (06/10)
14h – PAINEL 7 – Mediação e Conciliação no Novo CPC
Palestrante: Presidente do IMAB, Adolfo Braga
Presidente da mesa: Defensora Pública e Conselheira Federal da OAB – Francilene Gomes