Dezenas de cães e gatos foram adotados durante campanha da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB Ceará, na tarde da última sexta-feira (11/11), na Praça dos Estressados, na Avenida Beira Mar.

As irmãs Rolim Mangueira adotaram duas cadelas filhotes. Para elas, o momento foi de plena felicidade. “A gente nunca teve fêmea e tínhamos a vontade de ter. Adoro cachorro e é meu animal favorito”, disse.

Participaram da campanha as ONGs: Arca de Noé e Vira Latas. Laila Rocha, da ONG Vira Latas, ressalta que o momento é importante “Trabalhamos também acompanhando animais adotados, ou seja, verificamos ao como está a adaptação a família nova”, acrescenta.

Já para Fernanda Pauline, da Arca de Noé, o evento visa conscientizar a retirada de animais de ruas. “Temos o trabalho de conscientizar o cuidado com o animal para o resto da vida para que o animal não adoeça e volte para a rua. Além disso, trabalhamos com a conscientização da castração, pois só assim resolveremos o problema dos animais de rua, que são cerca de 30 em Fortaleza”, aponta.

CAMPANHA
A presidente da comissão da OAB-CE, Luciola Cabral, ressaltou que o evento objetiva chamar a atenção para campanha de adoção e o sentido da Posse Responsável. “O problema do abandono gera um problema social, pois faz com que eles adoeçam e transmita doenças para as pessoas. Por isso é importante à posse responsável dos animais”, ressalta.

A feira de adoção contou ainda com duas veterinárias, responsáveis por esclarecer os adotandos acerca de doenças e cuidados que devem tomar com os animais. Um dos esclarecimentos foi sobre a leishimaniose, conhecida popularmente como calarzar.

A veterinária Beatriz Gois fez questão de dizer que a doença não passa do cão para o humano, pois o principal vilão é o mosquito palha. Por isso, as pessoas devem limpar quintais e cuidar do ambiente em que vivem para que não atraia o mosquito.

Apoiam a iniciativa as empresas VetSmile, Guabi, Affinity, Biopet e Royal Canin.