O presidente da Comissão de Tecnologia da Informação, Renato Torres, esteve reunido na última quarta-feira (30/11), com o Desembargador e Coordenador da Comissão de Informática do TJCE , José Tarcílio Souza.  O encontro serviu para tratar sobre  a utilização do sistema de videoconferência para realização de audiências criminais no âmbito do judiciário do Ceará. O encontro ocorreu no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).

De acordo com o presidente da Comissão, o encontro foi proveitoso para se ter a oportunidade de conferir o sistema funcionando em tempo real. “A compra dos equipamentos já está feita, bem como a implantação do cinturão digital interligando as principais unidades prisionais”, afirma.

O cinturão digital foi  desenvolvido no sentido de prover acesso à Internet de maneira mais estável, rápida e segura ao Poder Público. No caso das audiências feitas por videoconferência, o cinturão digital auxilia no sentido de permitir que as unidades prisionais do Ceará tenham amplo acesso à Rede, facilitando a transmissão das informações e realização dos depoimentos à distância.

“A videoconferência facilita, inclusive, o trabalho do advogado, pois dessa forma, além de verificar o registro da audiência nos autos, o causídico poderá, em algumas situações, conversar remotamente com seu cliente, com todo o sigilo e privacidade, sem necessariamente ter de deslocar-se fisicamente ao presídio”, ressalta Renato Torres.

Estiveram presentes na reunião membros do MP, Procuradoria e Defensoria Pública.