O dia 15 de dezembro é uma data para ser lembrada. Momento de reflexão que marca a importância da força de trabalho e da contribuição feminina na advocacia. O Dia da Mulher Advogada é marcado pela homenagem a Myrthes Campos, a primeira advogada do Brasil. A OAB-CE é composta por mulheres diretoras, conselheiras estaduais e federais, ex-diretoras, presidentes de Comissões e demais representantes da advocacia cearense.

Para a vice-presidente da OAB-CE, Roberta Vasques, ser advogada é ser a porta-voz do cidadão, é ser instrumento de pacificação social. “Tenho muito orgulho em ser advogada e das tantas conquistas que conseguimos nesses últimos anos em prol das mulheres. O movimento mais mulheres conseguiu provocar o conselho Federal e hoje temos uma política de cotas no sistema OAB, temos um plano de valorização da mulher advogada, temos uma comissão da mulher permanente. Hoje a pauta da mulher na OAB é obrigatória. Tenho orgulho em ter participado de perto e com muita luta da construção dessa linda história, mas o caminho ainda é árduo. Que venham mais conquistas! Parabéns a todas as mulheres advogadas que são protagonistas dessa história!”, enfatiza.

Para a secretária geral da OAB-CE, Christiane Leitão, a batalha das advogadas se guia pelo caminho da busca da igualdade de tratamento no exercício da advocacia. “Apesar de sermos maioria, isso não tem sido garantia de que sejamos respeitadas e ouvidas quanto aos rumos da profissão que abraçamos, mas estamos unidas em prol da advocacia e da democracia, lutando por uma sociedade democrática, mais justa e igualitária”, disse.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Manuela Praxedes, acredita que a data é um momento de reafirmação de lutas pelos direitos e prerrogativas dessas mulheres. “Hoje, as mulheres são metade da advocacia cearense e brasileira, e, em breve, serão a maioria, pois já são nas faculdades e universidades de direito. Por isso é importante lutar para cada vez mais conquistar maiores espaços e representatividade”, enfatiza.