Brasília – Confira a seção OAB em Movimento desta semana, que apresenta as principais notícias da advocacia e da cidadania protagonizadas pela Ordem. Na pauta, o artigo do presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, no Correio do Povo e sua entrevista ao Jornal do Comércio, o calendário previsto do Exame de Ordem para 2018 e OAB e Universidade de Coimbra assinam protocolo de cooperação no ensino jurídico, entre outros assuntos.

Defesa da sociedade

Em artigo publicado no Correio do Povo (RS) desta terça-feira (2), o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, destaca o papel da OAB no cumprimento de uma de suas missões essenciais: a defesa da sociedade, da qual é voz constitucional. Veja abaixo a íntegra do texto. Leia mais aqui.

Direitos dos advogados

Em entrevista concedida ao Jornal do Comércio (RS) e publicada nesta terça-feira (2), o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, fala sobre um dos principais temas de sua gestão: a defesa das prerrogativas profissionais. Leia a íntegra abaixo ou acesse o site do jornal. Leia mais aqui.

Educação básica

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, teceu duras críticas ao veto do presidente da República, Michel Temer, ao investimento na educação básica do País, já aprovado no Orçamento. Leia mais aqui.

Exame de Ordem para 2018

A Coordenação Nacional do Exame de Ordem, através de seu titular Felipe Sarmento, secretário-geral da OAB, divulga o calendário previsto para os próximos Exames no decorrer de 2018. Leia mais aqui.

União dos Advogados de Língua Portuguesa

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, foi eleito na última sexta-feira (5) presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), em Assembleia-Geral ordinária da entidade realizada em Lisboa, capital de Portugal. Leia mais aqui.

Cooperação no ensino jurídico

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, assinou na última semana um protocolo de cooperação com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. O protocolo tem por objeto a cooperação entre a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e a Ordem dos Advogados do Brasil, com o propósito de instituir uma Cátedra de Jurisprudência Brasileira. Leia mais aqui.

34º Cavalgada do Mar no Palácio Piratini

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, estiveram presentes na abertura oficial da 34º Cavalgada do Mar. O ato de abertura foi realizado no início da tarde desta quarta-feira (10), no Galpão Crioulo, do Palácio Piratini. Além deles, participaram da abertura do evento o vice-presidente da OAB-RS e presidente do Instituto Cultural Cavalgada do Mar (ICCM), Luiz Eduardo Amaro Pellizzer. O ato, que tem como objetivo valorizar o tradicionalismo gaúcho, deve reunir cerca de dois mil cavalarianos e amazonas do Brasil e de outros países em um percurso de mais de 300 quilômetros. Leia mais aqui.

Com informações do CFOAB