A OAB Itinerante segue seu roteiro em mais uma semana repleta de atividades. Nesta quinta-feira (15/03), duas regiões foram visitadas pela comitiva da Ordem: Cariri Oriental e Crato. Estiveram presentes durante as reuniões: Marcelo Mota, presidente da OAB-CE;  Pedro Bruno Amorim, diretor de Relações institucionais da Ordem; Erinaldo Dantas, presidente da CAACE;  Armando Basílio, presidente da subsecção do Cariri Oriental; Aderson Feitosa, presidente da Subsecção do Crato e Felipe Brito, vice-presidente da Subsecção do Crato.

Cariri Oriental

A primeira região visitada foi o Cariri Oriental. Na ocasião, advogados e advogadas manifestaram sua preocupação no que tange a vinculação da comarca de Pena Forte à comarca de Porteiras. Segundo relatos, a distância trouxe dificuldades para a população do Cariri e para os profissionais da classe.

O presidente da subsecção do Cariri Oriental, Armando Basílio, comentou que essa é uma oportunidade que os advogados militantes da região têm de entrar em sintonia com a direção da seccional cearense. “Os profissionais do interior manifestam seus problemas em busca de solução e no intuito de poder atuar livremente em prol dos direitos dos constituintes”, explica.

Presente na ocasião, o presidente da Comissão OAB Vai à Escola, Vicelmo Sales, apresentou projetos e boas novidades para a advocacia e população da região. “Temos o intuito de difundir um pouco mais de conhecimento jurídico para a população e para os jovens. A Comissão tem o objetivo de levar cidadania às escolas, por meio de palestras e mesas redondas. Vamos abranger as oito cidades que fazem parte do Cariri Oriental, pretendemos atender em cada município quatro escolas”, concluiu.

Crato

No Auditório Luiz de Borba Maranhão, na subsecção do Crato, o projeto OAB Itinerante se reuniu com os advogados e advogadas da região onde foram levantadas discussões relacionadas às temáticas de interesse da advocacia local, como a maior participação do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP) no interior do Estado.

O advogado José Erlânio Rodrigues acompanha o trabalho realizado pelo Tribunal de Defesa das Prerrogativas e sugeriu que o Tribunal também fosse levado do interior. “Acompanho de perto os feitos realizados pelos membros e parabenizo esse trabalho. Devemos ter mais consciência e vontade de exercer nossa profissão com efetividade, porque o advogado é essencial à justiça. Temos que sempre dar essa efetividade e entender que a advocacia é forte e independente”, disse.

De acordo com o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, foi um dia rico de troca de experiências e enriquecedor. “Vamos marcar reunião com o Tribunal de Justiça, a fim de buscar solucionar algumas demandas que preocupam os advogados do interior. É preocupante, por exemplo, saber que existe uma possibilidade de se criar uma secretaria única para o Crato, Juazeiro e Barbalha, porque a distância pode atrapalhar o trabalho do advogados e advogadas da região”, explica Mota.

O presidente da Subsecção do Crato, Aderson Feitosa, classificou a OAB itinerante como um termômetro da advocacia do interior. “Por meio dessa ação, a diretoria consegue sentir e saber o que a advocacia quer. É um estreitamento de comunicação e uma forma de confraternizar com a advocacia do interior, porque possuímos de várias demandas que não são as mesmas da capital”, concluiu

Próximos eventos

Marcelo Mota aproveitou a ocasião e fez um convite público à advocacia da região para comparecer ao desagravo contra o juiz que desmoralizou uma advogada moralmente. O ato será realizado na quarta-feira (21/03), em frente ao Fórum Clóvis Bevilaqua e contará com a participação do presidente da OAB nacional, Claudio Lamachia. Além disso, o presidente da OAB-CE informou à advocacia da região do Crato que entre dos dias 23 a 25 de maio, a seccional cearense deve sediar, em parceria com o Conselho Federal, a VII Conferência Internacional de Direitos Humanos.