“Decidi procurar a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, pois uma tia minha tem um processo parado desde 2015 e não se resolve. Queria saber como proceder nessa situação e fui muito bem atendida pelos membros da Comissão”, essa foi a fala da aposentada Adília Linhares, que foi recepcionada no evento OAB Na Praça, neste sábado (03/03) e tirou eventuais dúvidas sobre direitos. Na ocasião, também houve emissão de documentos (RG e CPF), vacinação, emissão de bilhete único, dentre outros.

Centenas de pessoas foram atendidas por mais de 300 advogados que compõem o quadro das Comissões Temáticas da OAB-CE. Para o presidente da Ordem cearense, Marcelo Mota, a iniciativa mostra a inserção social da OAB Ceará. “Hoje estamos dando uma aula de cidadania. Nosso objetivo é fazer com que os advogados e as advogadas do Estado do Ceará prestem serviços de esclarecimento à população. Fico muito feliz de estar na Praça do Ferreira, ambiente simbólico para os cidadãos fortalezenses, aproximando cada vez mais a Ordem da sociedade”, ressalta.

À frente da coordenadoria do evento, a vice-presidente da OAB-CE, Roberta Vasques,  explica que esse foi o primeiro evento autônomo de prestação de serviços à população realizado pela Ordem cearense. “O nosso foco é a orientação jurídica, pois vemos que muitas vezes as pessoas são carentes de informações e esse é o momento de tirar dúvidas. É um momento muito importante, pois conseguimos ver de perto como a presença da OAB-CE pode ser importante na difusão dos direitos da sociedade”, comentou.

Confira os serviços ofertados no dia do evento OAB Na Praça:

– Emissão de Documentos (RG e CPF): A retirada dos documentos foi feita pela Sejus.

– Cadastramento Biométrico: A Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE divulgou o cadastramento biométrico

– Emissão de Bilhete Único e Cartão do Idoso: Em parceria com a Comissão de Trânsito e Tráfego da OAB-CE, o sindiônibus fez a emissão desses cartões.

– Vacinação: A  Comissão de saúde da OAB-CE realizou campanha de vacinação na praça.

– OAB nas universidades: A Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB-CE disponibilizou o projeto OAB nas Universidades, apresentando os primeiros passos da advocacia e explicando as formas de iniciar a carreira para os estudantes e jovens advogados.

– Distribuição de Camisinhas: A Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE esteve com um carro distribuindo camisinhas e darão informações sobre internamento em comunidades terapêuticas

– Orientação Jurídica: As demais comissões da OAB-CE ofertaram atendimento jurídico ao público. A população tirou dúvidas sobre direito do trabalho, planos de saúde, direitos dos animais,  nome social,  direito da pessoa com deficiência, direito previdenciário, direito da pessoa idosa, direito do consumidor, entre outros.