Na noite de ontem (06/03), o Centro Universitário 7 de Setembro foi palco da solenidade de posse dos novos membros do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC). Na ocasião, oito mulheres foram empossadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que será realizado dia 8 de março. Entre elas, a vice-presidente da OAB-CE, Roberta Vasques e a secretária geral adjunta da Ordem, Christiane Leitão.

Para Roberta Vasques, é uma honra integrar o IAC. “É realmente um momento de valorização da presença da mulher como protagonista das lutas em defesa da sociedade de direito. Estou muito feliz em compor essa instituição de credibilidade, que já conta com um grupo de valorosas mulheres intelectuais na área”.

Feliz com a posse, Christiane Leitão, ressalta que ser advogada é também ser porta-voz da cidadania. “Temos colegas das mais diversas áreas do direito sendo empossadas nesse instituto, inclusive advogadas que são professoras. É uma honra integrar o IAC, que agora fortalecer também a presença feminina na entidade”, disse.

O presidente do IAC, João Gonçalves de Lemos, explicou que a ideia surge de um projeto relacionado ao dia 8 de março, por isso ocorreu a posse de oito mulheres. “Acredito que tradicionalmente o trabalho foi por muito tempo predominantemente masculino, mas agora  essa é uma oportunidade de equilibrar o número de membros e fortalecer o papel da mulher no mundo jurídico”, explica.

Também tomaram posse no IAC,  as advogadas Atalane Monteiro de Alencar Cortez, Bleine Queiroz Caúla, Helena Stela Sampaio, Maria Vital da Rocha, Manoela Queiroz e Roberta Madeira Quaranta.

Estiveram presentes no evento, representantes da OAB Ceará que também compõem o IAC. A presidente da Comissão de Ensino Jurídico, Ana Paula Holanda, comentou que o Instituito é a entidade mãe da própria Ordem cearense “É a instituição mais antiga do Ceará. Um instituito que tem como missão a difusão da cultura jurídica”. Francilene Gomes, conselheira Federal da OAB, faz coro. “É muito importante fortalecer a presença feminina, pois somos mais que 50% da advocacia brasileira”, explica.

IAC

O Instituto foi fundado em 4 de julho de 1931, por juristas cearenses, comprometidos com a causa do direito e da justiça. O IAC é considerado a instituição mais antiga jurídica do Ceará. E ao longo dos anos vem prestando relevantes serviços aos estudos sociojurídicos no Ceará.