A semana começa com uma polêmica crescente dentro da advocacia e que está relacionada à Lava Jato. No fim de semana, foi divulgado um vídeo em que o advogado Alberto Toron, que já atuou para a empreiteira UTC e defende o senador Aécio Neves, diz que a OAB está acovardada diante de ataques contra a sociedade.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, que pediu os impeachments de Dilma Rousseff e de Michel Temer, reagiu. Ele afirmou que a instituição “não se sujeita aos interesses particulares de profissional que coloca seus interesses financeiros acima da ética e do respeito com a instituição.

“A OAB cumpre, de forma rigorosa, as funções que lhe são atribuídas em lei: a defesa das prerrogativas dos advogados e a defesa dos direitos e garantias individuais. Não é função da OAB atuar em defesa dos clientes dos advogados”, explicou Lamachia.

No último 13 de março, um grupo de advogados criminalistas esteva na reunião mensal do plenário da OAB para pedir que Lamachia fosse pessoalmente ao Supremo Tribunal Federal (STF) pressionar Cármen Lúcia a colocar em julgamento uma ação que poderia evitar a prisão de Lula.

Nesta terça-feira (17) a OAB fará a reunião de abril. A pressão de alguns advogados criminalistas sobre a instituição deve voltar à pauta.

Fonte: G1