Na tarde desta quinta-feira (24/05), seguindo a programação da VII Conferência Internacional de Direitos Humanos, sediada pela OAB-CE, três painéis concentraram as discussões acerca de questões universais dos Direitos Humanos. Juristas renomados no âmbito nacional e internacional, na companhia de especialistas e estudiosos nas temáticas explanadas, contribuíram com pontos vitais para a garantia e a promoção dos Direitos Humanos. O evento segue até amanhã (25/05), no Centro de Eventos de Fortaleza.

Painel 1: Proteção Internacional dos Direitos Humanos
Questões consideradas atuais e temas que movem debates no mundo todo foram expostos durante o painel que aconteceu na tarde desta quinta-feira, das 14h às 15h30. As temáticas versaram sobre antinomia entre culturalismo e universalidade dos direitos humanos, envolvendo questão de soberania nacional em face das jurisdições internacionais. Estiveram presentes, como presidente de mesa, Hélio Leitão, secretária Neusa Bastos; e os palestrantes José Augusto Lindgren Alves, Ricardo Breier e Luis Guilherme.

Painel 2: Igualdade de Gênero e Múltiplas Formas de Violência Contra a Mulher
A igualdade de gênero dentro do sistema OAB norteou as questões do painel 2. Segundo as palestrantes que participaram da mesa, apenas 30% de toda a advocacia brasileira é formada por mulheres, o que ainda precisa de avanços para que essa conta seja feita de forma igualitária. Além disso, as questões se expandiram para o segmento da sociedade, onde muitas das vezes as mulheres ainda são colocadas em segundo lugar nas posições sociais. Estiveram presentes, como presidente de mesa Florany Mota; como secretária Marta Virgínia, e as palestrantes Francilene Gomes, Juliana Diniz e Luanna Tomaz.

Painel 3: Crise do Estado Social: Reforma Trabalhista e Previdenciária
Para os palestrantes que estavam compondo o painel 3, o direito do trabalho no Brasil sofreu uma profunda alteração depois da reforma trabalhista e isso tem uma implicação direta nos direitos humanos. Os representantes discutiram as principais alterações que, segundo eles, rebaixaram os direitos dos trabalhadores e atingiu diretamente  a dignidade da pessoa humana. Estiveram presentes, como presidente de mesa Marcelo Chalreo; secretário Djamiro Acipreste; e os palestrantes Daniel Pessoa, Jane Calixto e Edmilson Barbosa.