O estado mais populoso do país será alvo de mais uma edição da Caravana Nacional das Prerrogativas, a partir do dia 30 de julho. São Paulo será o 21º estado visitado pela caravana, uma iniciativa da OAB Nacional em parceria com as Seccionais que percorre o Brasil para defender e fiscalizar as condições do exercício profissional da advocacia.

“Nos sentimos orgulhosos e honrados por vermos todo o sistema OAB, em especial a área de Prerrogativas, trabalhando de forma unida e comprometida com as causas da advocacia e da cidadania. O Sistema OAB não tem medido esforços para atuar em defesa da advocacia, o que é um marco simbólico. Onde a advocacia estiver, lá está a Ordem”, afirmou o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, que participará de mais esse giro da caravana.

Será a primeira caravana realizada com uma mulher na vice-presidência da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia. Juliana Görtz assumiu a vice-presidência, devido ao licenciamento do presidente Jarbas Vasconcelos. Também estarão presentes o presidente da OAB-SP, Marcos da Costa, o presidente em exercício da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Cassio Telles, o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas, Charles Dias, membros da Comissão Nacional e diretores da Seccional, conselheiros, dirigentes do Sistema de Prerrogativas da OAB-SP, advogadas e advogados.

No dia 30, a partir das 11 horas, será realizada uma visita a Subseção da OAB-Santos com uma sessão de desagravo. Às 17 horas, Lamachia encontrará o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. No dia 31, às 10 horas, a caravana fará visitas a Órgãos Judiciários e às 14 horas haverá o “Encontro de Prerrogativas – Questões Atuais de Prerrogativas” e sessão de desagravo do advogado Marco Antonio Biondo Pereira na sede da OAB-SP.

Iniciativa

A Caravana é uma iniciativa do Conselho Federal da OAB em parceria com as seccionais, que percorre o país realizando reuniões, audiências, visitas, inspeções e palestras, com o intuito de preservar a dignidade profissional das advogadas e dos advogados, garantindo a inviolabilidade dos escritórios, o sigilo das comunicações, a valorização da advocacia e a garantia de honorários justos.

São Paulo será a 21ª Seccional visitada. Assim, já são centenas de profissionais ouvidos e milhares de advogadas e advogados cada vez mais próximos da OAB. A Caravana Nacional das Prerrogativas – que até o fim de 2018 percorrerá as 27 Seccionais da Ordem – tem o reconhecimento da advocacia brasileira como expoente de seu saldo positivo. Acre, Roraima, Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco e Pará serão os próximos estados.