Atendendo a reivindicação do projeto inovador em que a diretoria da OAB percorre todas as subsecções no Estado, entre os dias 23 a 28 de julho aconteceu, na Vara Única da Comarca de Icó, um mutirão de descongestionamento processual. Na ocasião, com a participação de juízes, promotores de justiça e serventuários do Poder Judiciário, foram realizadas audiências de instrução e cerca de mil julgamentos em processos cíveis e criminais, além de despachos e sentenças.

Para Marco Antonio Sobreira, presidente da subsecção de Iguatu, a exemplo desse pleito, o papel importante da OAB Itinerante é a possibilidade de reivindicar melhorias para a justiça do interior. “O dialogo direto da advocacia com a diretoria estadual fez com que providências nos assuntos mais importantes da região fossem tomadas. Dessa forma, podemos alcançar o êxito”, disse. Ainda segundo Marco Antônio, o mutirão deu vazão as demandas que estavam paradas há muito tempo.

“Esse mutirão melhorou o fluxo processual da região. É uma iniciativa louvável advinda da OAB Itinerante”, comemora Kleber Colares, presidente da recém criada subsecção do Vale do Salgado, em Icó. “A importância que a OAB Itinerante carrega é de aproximação com os advogados do interior, fazendo valer nossas reivindicações”, acrescentou Kleber.

O Mutirão foi coordenado pelo Desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto e acompanhado pelo juiz de direito da Vara Única da Comarca de Icó, Francisco Ireilton Bezerra Freire. “Agradeço a colaboração de todos e a iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil, aqui representada pelos advogados e advogadas da região. Foi um mutirão repleto de êxito”, concluiu o juiz Francisco Ireilton.