Nesta quinta-feira (19/07), o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, participou de uma apresentação sobre o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) voltada para advogados que atuarão nas Eleições 2018. O evento, que ocorreu no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE), teve como objetivo apresentar o uso do PJe aos advogados e advogadas, considerando que todas as ações eleitorais referentes ao pleito de 2018 tramitarão exclusivamente por meio eletrônico.

Segundo o coordenador de processamento, Felipe Morais, este ano existe uma novidade que é a tramitação das ações exclusivamente pelo Sistema PJe. “O evento foi importante para mostrar como funciona o sistema e assim esclarecer dúvidas. Falamos sobre a forma de tramitação de registro de candidatura, além disso foi apresentado as fontes normativas que disciplinarão o uso do Sistema”, explica.

De acordo com o presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota, a capacitação ajudou a classe a se familiarizar com o sistema. “São os primeiros passos de um avanço que traz maior celeridade e melhor acompanhamento dos atos processuais”, afirma.

Sobre o PJE
O Processo Judicial Eletrônico é uma ferramenta online, disponível 24 horas, onde as partes interessadas em determinado processo judicial praticam atos processuais e acompanham a tramitação do processo. Foi desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A ferramenta tem o objetivo de facilitar a consulta e acompanhar processos judicias como na Justiça Federal, Justiça dos Estados, Justiça Militar dos Estados e Justiça do Trabalho.