Artigo publicado originalmente no caderno de opinião do Jornal O POVO, na edição de sábado (11/08), em comemoração ao dia da advocacia. Confira no link.

Nesta data em que celebramos o Dia da Advocacia, é necessário ressaltar o papel daqueles que têm como luta o direito à Justiça. Como Ordem dos Advogados do Brasil, ao longo de mais um ano, destacamos pontos importantes, que agindo de forma corajosa e independente, demonstra a luta de toda a advocacia cearense que está lado a lado com a sociedade.

A principal luta é pela defesa intransigente das prerrogativas profissionais, o que assegura não somente a garantia do exercício profissional, mas o amplo direito de defesa do cidadão. Foi assim quando realizamos um ato de desagravo histórico a favor da advogada Sabrina Veras, que foi ultrajada por um magistrado, com o apoio de centenas de advogados e do presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia.

Da mesma forma, cobramos desde o início e continuaremos atentos nas investigações dos advogados e das advogadas que tiveram suas vidas ceifadas pela criminalidade em nosso Estado. A OAB Ceará busca contribuir com os órgãos competentes na resolução das investigações, visto que o ocorrido contra esses profissionais não se configura apenas como um atentado contra a advocacia, mas como a perda de uma vida e uma violação dos direitos fundamentais da pessoa humana.

Em que pese os obstáculos, temos motivos para comemorar. Criamos mais uma subsecção, a do Vale do Salgado, na cidade de Icó. Vale ressaltar também que, em breve, a advocacia estará se deslocando para uma casa nova, com espaço amplo para aqueles que precisam da nossa instituição. A nova sede da OAB-CE conta com um espaço despojado, propiciando o funcionamento do pleno do Conselho, das comissões, da Escola Superior de Advocacia, do Tribunal de Ética e Disciplina, Ouvidoria, Centro de Apoio, salas de estudo e escritório compartilhado, uma conquista que vem se consagrando, com o apoio  do Conselho Federal da OAB.

Não nos furtaremos de cobrar do Poder Judiciário celeridade nos processos e de encampar lutas em defesa de mais recursos para a Justiça do Trabalho, Justiça Estadual e melhorias para a advocacia do interior. Não admitiremos nenhum retrocesso que venha a calar a advocacia e trazer prejuízos aos cidadãos. Somos de luta, somos de Ordem!

Marcelo Mota
Presidente da OAB-CE