“Agradecemos pela interiorização que a OAB Ceará está realizando em nosso Estado, o que mostra a força que o advogado do interior possui. Com a criação dessa subsecção, o acesso à Justiça será facilitado, colaborando com a nossa luta, por exemplo, pela melhoria do atendimento do Judiciário em todas as cidades que compreendem a nossa região”. As palavras de Kleber Colares, presidente da décima sexta subsecção da OAB Ceará, a do Vale do Salgado, inaugurada na última sexta-feira, em Icó, dão o tom da importância da ação para a advocacia interiorana. Ressalte-se que a região possui cerca de 200 advogados e advogadas.

O Teatro da Ribeira dos Icós foi palco da solenidade. A Diretoria da nova subsecção é composta pelos advogados Kleber Colares (presidente), Kerginaldo Cândido (vice-presidente), Daniel Celestino (secretário-geral), Elis Josefine (secretária-geral adjunta), Diego Torres (diretor tesoureiro) e Daniel Santos (presidente da Caixa de Assistência local).

A subsecção, inaugurada no ano em que a OAB Ceará completa 85 anos, e no mês do advogado, é um marco para a advocacia e, como as palavras de Kleber Colares apontam, mais uma demonstração da busca pela melhoria das condições de trabalho do advogado e da advogada do interior. A perspectiva também foi o ponto principal do discurso do presidente da OAB Ceará, Marcelo Mota.

“Hoje é um dia de alegria para a advocacia do Estado do Ceará, o dia em que instalamos a subseccional do Vale do Salgado, motivo de orgulho para nós, fruto de muito trabalho, do nosso compromisso. Vir hoje a Icó é traduzir não somente em palavras, mas em atos concretos, o que prometemos há três anos: trazer para esta cidade, a terceira comarca mais antiga do Ceará, desenvolvimento, garantindo ainda mais a defesa de prerrogativas, fomentando e melhorando cada vez mais  a  advocacia em toda essa região. Temos a grata satisfação de dar posse ao presidente Kleber Colares e sua Diretoria”, disse Marcelo, parabenizando ainda  a advogada Lígia Peixoto, que na solenidade recebeu sua carteira da OAB.

Daniel Celestino ratifica as palavras de Marcelo Mota. “É um dia muito especial para o Vale do Salgado. Sabemos a importância da Ordem dos Advogados do Brasil, o que essa entidade representa para a população, para o País, na busca da Justiça, na busca de direitos. A criação dessa subsecção irá melhorar ainda mais o desempenho da nossa classe nessa região”, disse o secretário-geral.

A secretária-geral adjunta, Elis Josefine, faz coro com Daniel. “Embora o presidente (da subsecção de Iguatu), Marco Antonio Sobreira, seja muito solícito com a gente, há dificuldades que nos obrigavam a nos deslocar para lá e o Dr. Marcos para cá, para resolver as situações locais. Teremos então uma facilidade maior ao resolver questões que precisam da orientação da OAB. A criação dessa subsecção vai facilitar a nossa vida. Esperamos atender aos chamados de forma significativa”, destaca.

Até a criação da subsecção, a advocacia do Vale do Salgado era representada pela subsecção de Iguatu. O presidente Marco Antonio Sobreira ressaltou a importância do momento.  “O conselho estadual escreve mais uma vez a história da advocacia no interior. Essa feita do presidente Marcelo Mota, de criar a subsecção, com votação unânime, fortalece a advocacia. A região possui um grande número de advogados e advogadas. Sempre existiu esse laço de irmandade entre Iguatu e Icó, mas é realmente preciso que se fortaleça cada vez mais a região do Vale do Salgado”, concluiu.