O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, foi homenageado na tarde desta terça-feira (14) com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT) Grau Grande Oficial. A comenda foi criada em 1971 para homenagear pessoas e instituições que se destacaram por suas profissões ou serviram de exemplo para a sociedade. Lamachia recebeu a homenagem das mãos do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa.

“Os verdadeiros homenageados são os advogados e advogadas brasileiros pelo seu relevante papel desempenhado na administração da Justiça”, afirmou Lamachia após a cerimônia, realizada na sede do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. O presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, também foi agraciado com a mesma homenagem do TST, no Grau Comendador.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também foram agraciadas na edição deste ano da comenda, bem como o ministro da Justiça, Torquato Jardim, e a Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, o ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, o presidente do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro, o ministro Luiz Alberto Gurgel, do Superior Tribunal de Justiça, e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, desembargador Romão Cícero de Oliveira, entre outras autoridades, personalidades, agentes públicos e instituições.

As indicações dos agraciados são feitas pelos ministros do TST e pelo Conselho da OMJT, que analisa os nomes indicados e define a lista anual. O conselho é formado pelo presidente do TST, ministro Brito Pereira, e pelo vice-presidente da Corte, ministro Renato de Larceda Paiva, pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o ministro decano, Ives Gandra da Silva Martins Filho, e os ministros indicados pelo Órgão Especial, ministro Emmanoel Pereira, e ministro Aloysio Corrêa da Veiga.

* Com informações do CFOAB