O presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, esteve na manhã desta quarta-feira (13/09), no Fórum Clóvis Beviláqua, para participar da instalação da Vara de Delitos de Organizações Criminosas. O setor ficará responsável por encaminhar os processos relacionados ao crime organizado.

O presidente do TJCE, desembargador Francisco Gladyson Pontes, explica que a vara já está com a estrutura física para que servidores e magistrados possam trabalhar. “Atualmente, temos em torno de dois mil processos, onde estão nos autos crimes praticados por organizações criminosas, a exemplo de assalto a carro forte, explosão a bancos, roubo de cargas, dentre outros. É uma experiência que já existe em outros estados, onde a população carcerária é grande e as facções criminosas atuam com frequência. Pretendemos, com a criação dessa vara, dar celeridade aos processos”, explicou.

Presente na ocasião, o presidente da Ordem cearense, Marcelo Mota, acredita que a iniciativa contribuirá para uma justiça cada vez mais célere e segura. “Queremos combater a criminalidade que assola o Estado do Ceará. Essa é uma tentativa do judiciário responder efetivamente a essas questões que envolvem o crime organizado. Não há dúvidas que a ideia é espetacular, mas vale ressaltar que é preciso haja sintonia entre os poderes para que o cidadão seja beneficiado”, concluiu.