A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará empossou, nessa quarta-feira, (23), os presidentes de Comissões e da diretoria e membros do Tribunal de Defesa de Prerrogativas (TDP). Durante o evento, que lotou o auditório da sede da Seccional cearense, o presidente empossou também membros do Conselho.

Ao todo, os presidentes de 34 comissões tomaram posse. Desse total, 19 comissões são comandadas por mulheres. Para Erinaldo Dantas, este foi um momento histórico da atual gestão. “Trata-se de uma ação afirmativa da OAB Ceará. Não temos só número de mulheres, mas também qualidade. Elas ocupam as pastas mais importantes e de maior relevância para a Ordem”, destacou o presidente.

A vice-presidente da OAB-CE, Ana Vládia Feitosa, proferiu um discurso de boas vindas pra os novos presidentes. Ela reafirmou o compromisso em efetivar a representatividade feminina qualificada nos espaços do Sistema OAB, a exemplo das presidências das comissões. “Tenho certeza que, com humildade e afinco, conseguiremos vencer desafios e realizar um trabalho modelar na defesa de importantes bandeiras”, destacou.

A diretoria e os membros do Tribunal de Defesa de Prerrogativas (TDP) também foram empossados. Em seu discurso de posse, o presidente do TDP, Antônio Cleto Gomes, se comprometeu a dar continuidade ao que iniciou na gestão anterior, sempre em defesa das prerrogativas dos advogados. “Eu acredito muito nessa diretoria recém empossada e na equipe do TDP. Vamos fazer um trabalho para ficar nos anais da OAB-CE, contemplando todos os advogados e advogadas.

A solenidade encerrou com uma fala sobre empoderamento feminino. Para Virgínia Porto, presidente da comissão da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, a presença de mais mulheres à frente das comissões é uma ação muito importante. “A OAB serve como um parâmetro social para a alteração e o aperfeiçoamento da cultura. A advocacia está sempre sob o olhar da sociedade, esse movimento pode vir a refletir e servir de parâmetro para outros âmbitos sociais, no sentido de promover o empoderamento das mulheres em circunstâncias de maior destaque e relevância. Virgínia Porto afirmou ainda que, apesar de terem papéis distintos, todas as comissões têm a mesma importância. “Todas vão promover a categoria, afirmando a importância da advocacia para uma sociedade mais justa e inclusiva”, disse.

Nos próximos dias, os presidentes das demais comissões serão empossados. Para participar como membro de comissão, basta fazer um requerimento no site da OAB.

Foram empossados:

Vanessa Batista Oliveira – Presidente da Comissão de Ensino Jurídico

Adhara Silveira Camilo Moreira – Presidente da Comissão De Direito Do Trabalho

Olívia Marcelo Pinto de Oliveira – Presidente da Comissão de Direito de Família

Carlos Eduardo Romanholi Brasil – Presidente da Comissão de Seleção

Antônio Franklin de Alencar Gonçalves – Presidente da Comissão de Esporte e Lazer

Emerson Maia Damasceno – Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência

Jefferson de Paula Viana Filho – Presidente da Comissão de Estudos Tributários

Jessé Marcelo Holanda Fonteneles – Presidente da Comissão de Estudos de Empresa e Societário

João Italo Oliveira Clemente Pompeu – Presidente da Comissão de Direito Previdenciário E Assistência Social

Márcio Vitor Meyer de Albuquerque – Presidente da Comissão de Direito Penitenciário

Pedro Robston Quariguasi Vasconcelos – Presidente da Comissão do Advogado Público