Com o intuito de resolver pendências trabalhistas de forma mais rápida e eficiente, foi implantada, na comarca de Camocim, a Justiça do Trabalho Itinerante, nesta segunda-feira,  25. O restabelecimento das audiências itinerantes da Justiça do Trabalho são resultado de articulação da OAB Ceará.

A viabilização do retorno dos trabalhos da Vara Itinerante contou com a participação do TDP, na pessoa de Roneely Feitosa, do presidente da subseção de Sobral/CE, Rafael Ponte, e do Presidente da OAB/CE, Erinaldo Dantas.

“É uma grande vitória para a advocacia local, pois esse projeto irá atender a mais de 120 mil pessoas, bem como quase 100 advogados da região oeste do Estado”, disse Roneely Feitosa, sobre efetivação do projeto.

Durante o projeto “OAB Itinerante”, a ordem cearense ouviu as demandas da advocacia, fortaleceu os laços de interiorização e promoveu uma maior interação com a população. Um dos anseios da classe era justamente o pedido por maior celeridade na Justiça do Trabalho. Desde de dezembro, Erinaldo Dantas, atual presidente da seccional cearense, já participava de reuniões com o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª região – TRT7, para estabelecer contato e buscar essa vitória para advocacia.

Segundo o presidente da subsecção de Sobral, Rafael Ponte, a criação das varas itinerantes é uma forma de levar a Justiça até o cidadão na busca para solucionar os conflitos por meio de métodos alternativos. “O pleito da OAB para ampliar o acesso à Justiça é antigo. E essa é uma importante conquista, garantindo mais comodidade e celeridade à advocacia e jurisdicionados da comarca de Camocim”, afirmou.

A Justiça do Trabalho Itinerante, por meio da Vara do Trabalho de Tianguá, estará disponível para realizar audiências, conciliações e ajuizamento de novas ações sem a presença de advogado. A comarca de Camocim atende cidades próximas, como: Chaval, Barroquinha e Granja.