O Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), através do secretário adjunto, Osmar Celestino, por delegação do presidente Cleto Gomes, juntamente com o diretor de Prerrogativas da OAB-CE, Márcio Vitor, Centro de Apoio, José Navarro, e Comissão de Direto Penitenciário, Eduarda Câmara, estiveram novamente nas Unidades Prisionais, CPPL1, CPPL2, CPPL3 e IPPO2, para averiguação do atendimento aos advogados, bem como, instalação e funcionamento das Salas do Advogado.

Segundo relatório, a maior reclamação da CPPL1 é a demora na visitação dos Internos. Segundo a Supervisão de Segurança, a grande espera se dá devido aos procedimentos nos pavilhões estarem ocorrendo diariamente, em decorrência da reestruturação do sistema, porém, estão sendo atendimentos em média 40 advogados por dia. Enquanto a Sala do Advogado, está funcionando perfeitamente;

Já na CPPL2 foram encontradas grandes dificuldades e um péssimo atendimento aos advogados. A Direção da unidade só permite a entrada do advogado com Identificação mediante cadastro e FOTO (captura da imagem realizada em celular de Servidor), não permite o acesso dos advogados com celulares, mesmo que o trânsito se limite a parte administrativa. Não existe Sala do Advogado. Diretor Marcio Vítor, irá expedir Ofício ao Secretário da Pasta sobre as violações constatadas;

Na CPPL3, a unidade atende com muito respeito os Advogados, porém, devido à reestruturação do sistema prisional a demora vem ocorrendo, mas segundo o Interventor da unidade, todos os advogados estão sendo atendidos.
Não existe a Sala do Advogado, porém, conforme informações da Direção, a unidade sofrerá reforma, oportunidade para instalação da sala. O Diretor Márcio Vítor, irá Oficiar pedido de instalação da Sala.

No IPPO2, as reclamações são principalmente pela demora na visitação dos Internos. Segundo a Supervisão de Segurança a grande espera se dá devido os procedimentos nos pavilhões estarem ocorrendo diariamente e pelo número de presos remanejados do Interior para a Capital. Mesmo assim, a Supervisão está fazendo o possível para atender os Advogados. Enquanto à Sala do Advogado, possui mobília nova, computador e impressora funcionando, no entanto, não tem ar-condicionado, o que será providenciado.

Uma reclamação Geral em todas as unidades prisionais, é com os procedimentos para Requerimento e Retirada das Certidões Carcerárias. O requerimento é realizado apenas presencialmente e a demora é de 10 dias úteis. O TDP irá oficiar o Órgão Competente para regulamentar da melhor forma tal procedimento.